Encontro promoveu a importância de elevar maior participação de estudantes nos projetos de Pesquisa Espaciais

Reunião com representantes do IFRN abriu novas possibilidades de colaborações interinstitucionais

Representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) realizaram, na manhã do dia 05 de janeiro de 2022, uma reunião para discutir parcerias entre as instituições. Pelo IFRN, participaram Avelino Lima Neto, pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Max Miller, diretor-geral do Campus Caicó, e Moisés Souto, docente do Campus Natal-Central (Cnat) e assessor de Projetos Especiais na Reitoria. Representando o INPE, o encontro contou com a participação da professora Fátima Mattiello, coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Na reunião foram abordados temas que abrangeram desde a continuidade de pesquisas já em andamento, o fortalecimento das ações do Centro de Tecnologia Espacial, atualmente em construção, até as possibilidades de capacitação de servidores do IFRN e a importância das visitas técnicas. “Para o IFRN, celebrar uma parceria com uma instituição de prestígio como o INPE oficializa as diversas atividades pré-existentes entre servidores de ambas as instituições e nos abre novas possibilidades em pesquisa e desenvolvimento tecnológico”, disse o professor Avelino Lima Neto.

Como encaminhamentos, os participantes estabeleceram o envio do protocolo de intenções do INPE para o IFRN, assim como também uma nova reunião entre o INPE e representantes da Coordenação de Desenvolvimento de Pessoal do IFRN. O objetivo é vislumbrar oportunidades de capacitação nos níveis de mestrado e doutorado, a realização de visitas técnicas recíprocas para conhecimento das infraestruturas disponíveis para as atividades e, se possível, para a assinatura do protocolo de intenções.

Histórico de colaborações

As colaborações interinstitucionais entre o INPE e o IFRN foram estabelecidas a partir do ano de 2013, quando o projeto-piloto da Plataforma “Samanaú.PCD” (Plataforma de Coleta de Dados) foi instalado no Campus do Centro Regional do Nordeste do INPE (CRN/INPE), atualmente a unidade é sede da Coordenação Espacial do Nordeste.

Desde a primeira parceria, pesquisadores do IFRN e do INPE desenvolvem tecnologias e projetos de pesquisa aplicada relacionados à temática da Engenharia de Sistemas Espaciais, chegando a realizar, em 2018, o Simpósio sobre Tecnologia Espacial Básica, no Cnat. O docente do Campus, Moisés Souto, ressaltou durante a reunião que “oficializar essa parceria significa potencializar o compartilhamento de expertise na área espacial, o que irá permitir uma participação ainda mais numerosa de estudantes nessa iniciativa inovadora”.

A parceria possibilitou a assinatura de quatro acordos de transferência de tecnologia realizados por empresas nacionais, permitindo a comercialização de soluções idealizadas dos projetos de pesquisa desenvolvidos com a “Samanaú.PCD” e o primeiro transmissor satelital fabricado e homologado nacionalmente, batizado como “Samanaú.TX”. Atualmente as instituições estão desenvolvendo aEstação Multimissão de Natal (MMN) e a Constelação Espacial Educacional GOLDS (Global Opening Collecting Data System).

Fonte: https://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/ifrn-discute-parcerias-com-o-instituto-nacional-de-pesquisas-espaciais

IFRN discute parcerias com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais
Tags: