Em abril, projeto participa de feira internacional na cidade de Houston, Estados Unidos

O Projeto Samanaú.SAT, desenvolvido por alunos do Campus Caicó do IFRN, voltou da última edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) trazendo vários prêmios para o nosso estado, entre eles, uma certificação internacional da American Meteorological Society pelo excelente desempenho na Feira.

Além deste, os integrantes do Centro de Competência em Software Livre (CCSL) do IFRN conquistaram ainda o prêmio Space Camp 2015 e o prêmio FETEC (Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências) da UFMS, garantindo o credenciamento, hospedagem e viagem totalmente custeada para participar desses eventos.

O Projeto Samanaú.SAT consiste na construção de uma plataforma de acesso à dispositivos conectados ao Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais (SBCDA), permitindo o compartilhamento de dados transmitidos através de satélites, disponibilizando-os para acesso gratuito na internet por meio do SINDA (Sistema Integrado de Dados Ambientais).

Dentre as possibilidades de pesquisa vislumbradas estão o cruzamento de dados para criação de modelos climáticos mais elaborados, beneficiando setores como: agricultura (através de predição meteorológica), saúde (estudo da evolução de endemias dadas condições climáticas), dentre outros.

Na edição de 2013 da Febrace, o projeto Samanaú.SAT também garantiu a participação no I – Sweep (International Sustainable World Energy Engineering Environment Project Olympiad), uma feira internacional que reúne os melhores projetos de caráter ambiental/sustentável do mundo, desenvolvidos por alunos do Ensino Médio. Tanto os alunos como o orientadores do projeto, embarcarão no final de abril para a cidade de Houston, nos Estados Unidos, local de realização da feira.

FONTE: https://portal.ifrn.edu.br/campus/reitoria/noticias/projeto-samanau-sat-conquista-premiacao-na-febrace-2014

Projeto Samanaú.SAT conquista premiação na Febrace 2014
Tags:         

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *