O projeto tem como objetivo o desenvolvimento de sistemas modulares, que juntos compõem a EMMN e fazem com que a estação alcance sua missão que é prover serviços de recepção de telemetria e envio de telecomandos para múltiplos satélites. Entre os sistemas, podemos citar: Sistema de Controle da Antena, Sistema de Gerenciamento de Rastreio, Sistema de Comunicação de Rádio, Sistema de Armazenamento e Decodificação, Sistema de Visualização de Dados e Sistema de Distribuição de Dados. Os sistemas modulares da estação estão sendo projetados com base nas tecnologias atuais, com objetivo de atender variadas missões de Nanossatélites. Inicialmente a estrutura irá atender as missões CONASAT e SPORT. A missão CONASAT objetiva oferecer uma opção tecnologicamente atualizada a custos reduzidos para garantir a continuidade do Sistema Brasileiro de Coleta de Dados Ambientais – SBCDA através de uma constelação de nanossatélites (padrão CubeSat), usando tecnologias emergentes nos ramos da eletrônica e das telecomunicações que possibilitem melhorias na qualidade do serviço, no que diz respeito à capacidade, à abrangência geográfica e ao tempo de revisita. Atualmente o projeto tem utilizado o satélite ITASAT-1 como estudo de caso e indiretamente tem ajudado na missão com o envio dos frames recebidos. Além disso, para caracterizar-se de fato como multimissão, já deu-se início a decodificação dos frames do FloripaSat. Como trabalhos futuros está a agregação da funcionalidade de envio de telecomandos.
Rotation System + Traking System – Responsável pelo rastreio e movimentação da antena utilizando arduino.
Radio System – Responsável pela comunicação da estação com o satélite, fazendo uso do USRP-2901, além de disponibilizar o sinal recebido pela antena.
Storage System + Distribution System – Responsável pelo armazenamento dos frames recebidos do rádio e distribuição dos dados através do software grafana
Anterior
Próximo
Sistema de Apresentação
A estação contará ainda com quatro telões para acompanhamento dos rastreios das missões, tendo a visualização de cada subsistema para garantir sua máxima disponibilidade
Com total apoio do Centro de Competências em Software livre (CCSL-IFRN), o projeto tem unido a esfera institucional acadêmica com o INPE , interagindo para promover o desenvolvimento por meio da inovação. A parceria tem sido fundamental para inserção de alunos na pesquisa focada na área espacial, tal como as habilidades técnicas empenhadas no desenvolvimento dos componentes da estação.
A Estação Multimissão de Natal localiza-se no Centro Regional do Nordeste – INPE, no bairro Lagoa Nova em Natal. Dentro da unidade, você poderá encontrá-la no primeiro andar do prédio Gama.
Endereço: R. Carlos Serrano, 2073 – Lagoa Nova, Natal – RN, 59076-740