SISTEMA ABERTO GLOBAL DE COLETA DE DADOS

Um novo conceito para aplicações espaciais na coleta de dados ambientais.

O objetivo é construir uma constelação colaborativa baseada em Cubesats para monitoramento ambiental chamada Global Open CoLlecting Data System (GOLDS). A ideia é abrir o sistema de coleta de dados ambientais do INPE existente para todas as instituições do mundo interessadas em preencher a constelação, adicionando novos nanossatélites, instalações terrestres ou sensores às redes ambientais monitoradas.

Arquivos para download

Na abordagem GOLDS, o primeiro representa as instalações de dados e o último, as instalações espaciais. O compartilhamento aberto girará em torno de dois pilares:

PRIMEIRO:

Iniciativas colaborativas relacionadas à infraestrutura de rede DCP e disponibilidade de dados via Internet.

SEGUNDO:

Iniciativas colaborativas adicionando novas instalações espaciais, como: o desenvolvimento de uma nova missão baseada em cubesat, que será membro do constelação porque carrega um transponder CDA desenvolvido pelo CRN / INPE; a integração das instalações da estação terrestre à operação da constelação.

CARACTERÍSTICAS

Amigável utilização

Gerenciado por plataforma web (API)

Aplicações para Iot

Este segmento corresponde a todos os satélites que fazem parte da constelação do GOLDS. Por ser uma constelação se faz o uso de satélites compartilhados e da comunicação entre eles.

Neste segmento se encontra as estações de rastreio. Elas são responsáveis pela comunicação com os satélites em órbita, com o uso da TT&C. Recebem dados vindos dos satélites e também são capazes de enviar telecomandos.

Nesse segmento  o usuário é capaz de fazer integrações com API’s, na forma de leitura e escrita, também é possível fazer o uso de compartilhamento dessas informações.

O segmento possui as estações de coleta de dados, responsáveis por coletar as variáveis desejadas, como as do padrão Samanaú.PCD, coletora de dados ambientais e pioneira no projeto. Devido ao transmissor de satélites , essas estações podem ser alocadas em qualquer parte do planeta.

MÚLTIPLAS APLICAÇÕES

Observação meteorológica

Análise ambiental

Monitoramento de energias renováveis

Agricultura de precisão

Monitoramento de desertificação

Desastres ambientais

Monitoramento de ambientes urbanos

Pesquisa

Monitoramento de animais/fauna

Monitoramento de rebanhos

Logística (posição com gps)

Monitoramento hidrométrico

Monitoramento de embarcações e boias

Monitoramento de subestação

Aplicações industriais

Cidades inteligentes

MEMBROS

Translate »