Na próxima quarta-feira, 11 de outubro, às 14h, no Miniauditório da DIAC, o Campus Natal-Central do IFRN receberá a visita de um grupo de alunos da Escola Estadual Francisco Ivo Cavalcante, para uma palestra sobre o Projeto Samanaú, numa iniciativa dos coordenadores do Subprojeto PIBID-Geografia.

A palestra será ministrada pelo professor Moisés Souto, coordenador do Centro de Competências em Software Livre (CCSL-IFRN), e pelo professor Malco Jeiel, climatólogo e coordenador da licenciatura em Geografia. O objetivo dessa ação é proporcionar cidadania e conhecimento tecnológico sobre clima e meio ambiente aos alunos do ensino médio pertencentes à rede estadual de ensino. Além da Escola Francisco Ivo, o PIBID-Geografia do Campus Natal Central atende as Escolas Estaduais Walter Duarte Pereira, Ferreira Itajubá e Castro Alves.

O Projeto Samanaú, concebido no CCSL-IFRN, consiste em coletar dados meteorológicos de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução, com possibilidade de expansão para a geologia, combate a endemias e sensoriamento remoto geral. A principal característica desse projeto é o baixo custo final de aquisição, que permite sua utilização em larga escala para redes de coleta de dados de “malha fina“, ou seja, com a possibilidade de adquirir dados em alta resolução.

Já o Centro de Competências em Software Livre do IFRN (CCSL – IFRN) é um grupo de pesquisa que visa à convergência entre pesquisa, extensão, desenvolvimento colaborativo de software, consultoria e treinamentos com excelência em software livre. Atualmente o CCSL-IFRN desenvolve suas atividades nos Campi Caicó, Santa Cruz, Ceará-Mirim, Zona Norte e Natal- Central do IFRN.

Projeto Samanaú é tema de palestra, dia 11/10/2017, promovida pelo PIBID