Nesta terça-feira, 27 de outubro, o Centro de Competências em Software Livre IFRN (CCSL IFRN) do Campus Natal-Central apresenta o Projeto Samanaú ao professor doutor Álvaro de Oliveira, da Universidade Aalto Helsinki (Finlândia), no Miniauditório Central (Bloco C), a partir das 14h30.

Tendo em vista a integração com infraestrutura de coleta de dados para a rede de cidades inteligentes, o encontro propõe uma nova parceria e fomento do ecossistema local de inovação para contribuir com o desenvolvimento de soluções que visam a coleta de dados integrada, no contexto das cidades inteligentes.

O Projeto Samanaú, concebido no CCSL – IFRN, consiste em coletar dados ambientais de diferentes tipos, de forma flexível, sustentável, com baixo custo e alta resolução. A principal característica deste projeto é a integração do sistema, de maneira intuitiva e elegante, onde os diversos elementos necessários para coleta são unidos e exibidos em tempo real, em um a interface web fácil de utilizar.  Através de um conjunto de interfaces é possível trocar dados com outras aplicações, de maneira a fornecer dados para aplicações que tomarão decisões, como é o caso de aplicações de cidades inteligentes, análise ambiental, observação meteorológica, dentre outras. 

As Cidades Inteligentes são ambientes urbanos com serviços inteligentes e sustentáveis de transporte público, segurança, saúde, educação, energia e até mesmo de casas inteligentes. Essas cidades incluem dispositivos sensoriais, como câmeras, microfones, entre outros, integrados à Internet, com o objetivo de prover dados usados por aplicações inteligentes.

Na programação, o professor visita também a   Incubadora Tecnológica do Campus e o laboratório do CCSL. Mais informações no telefone: 4005- 9976.

Fonte: https://www.natal.rn.gov.br/bvn/detalheNoticia.php?valorRegistro=22717

Campus Natal-Central recebe visita de professor da Finlândia
Tags:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito − doze =