A pesquisadora Carolyna Cibelly Fernandes de Almeida, apresenta a monografia de conclusão do curso superior de Tecnologia em Redes de Computadores, no Campus Natal Central do IFRN. A apresentação acontece por videoconferência, quinta-feira 10/06/2021, as 10:30 e será transmitida ao vivo pelo canal do CCSL-IFRN no YouTube em https://youtu.be/Nimpu9UtyiI.

O trabalho, entitulado Arquitetura de rede distribuída para a estação para controle e rastreio de satélites multimíssão de Natal – EMMN, versa sobre o desenvolvimento de uma nova arquitetura de rede no projeto Estação Multimissão de Natal (EMMN), desenvolvido no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), cujo objetivo é prover serviços de recepção de telemetria e envio de telecomando para múltiplos satélites. Primeiramente é descrito o contexto em que o projeto é executado e sua importância, o tempo investido e a metodologia ágil escolhida para seu desenvolvimento, tal como os projetos relacionados pelo Brasil e pelo mundo. Após isto, é relatado a arquitetura da rede em que encontrava-se o projeto, onde a rede apresentava-se não otimizada. Com o intuito de aprimorar a estação, foi proposta e implementada uma nova arquitetura de rede para dar suporte aos sistemas distribuídos permitindo a fluidez da comunicação utilizando o protocolo MQTT. Nessa nova rede foi implementado o monitoramento utilizando o Zabbix, tal como a possibilidade de operação remota através do uso de uma VPN, segurança utilizando o PfSense e virtualização dos servidores utilizando o XenServer.

A banca de avaliação será composta por:

Orientador: Prof. Me. Moisés Cirilo de Brito Souto (IFRN) – Presidente da Banca

Banca: Prof. Dr. Francisco Sales de Lima Filho (IFRN)
Prof. Dr. Edgard de Faria Correa (Examinador Externo, UFRN)
Eng. Me. Manoel Jozeane Mafra de Carvalho (Examinador Externo, INPE)

Pesquisadora Carolyna Cibelly, apresenta Monografia sobre arquitetura da rede da estação de controle e rastreio de satélites multimissão de Natal – EMMN