SISTEMA ROBÓTICO DE DESINFECÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE LUZES UVC E INTERNET DAS COISAS

Mobile Clean UVC é um dispositivo de desinfecção estruturado para ambientes internos, possui fácil locomoção e tem como objetivo minimizar ou eliminar a proliferação de vírus e bactérias que venham ser prejudiciais à saúde.

O sistema consiste na união de lâmpadas UVC, que em conjunto com sensores de presença e atuadores sonoros visam o desempenho e a segurança dos seus utilizadores. Além de possuir uma interface de simples manuseio e um sistema controlado por software, que busca diminuir ao máximo possíveis danos a exposição inadequada as  luzes.

Arquivos para download

CARACTERÍSTICAS

Modos de Funcionamento

Modos  de atuação e desempenho pré-programados, podem ser alterados ou criados.

Interface Simples e Intuitiva

Sistema que interage com o usuário por meio de sinais sonoros e interface visual.

que interage com o usuário por meio de sinais sonoros e interface visual.

Detecção de Pessoas e Animais

Sistema de sensoriamento em 4 direções que permite a detecção em até 7 metros do centro do dispositivo.

Lâmpada UVC

Administração do tempo e ciclos de funcionamento, adequando-se a necessidade do usuário e diminuindo o consumo elétrico.

Fácil Locomoção

Base com rodas que permite um fácil deslocamento entre ambientes planos.

que interage com o usuário por meio de sinais sonoros e interface visual.

Proteção

Sensorses de presença e atuadores sonoros trabalham juntos para minimizer qual exposição indesejada.

APLICAÇÕES

Escolas: salas de aula, bibliotecas, refeitórios

Hospitais: quartos, salas de cirurgia, salas de espera

Escritórios: atendimento, almoxarifado, área de descanso

Hotéis: quartos, cozinhas, banheiros

BASE DE FUNCIONAMENTO

Podemos entender o  microcontrolador como uma espécie de computador constituído de processador (CPU), memória de armazenamento de programa, memória para armazenamento de variáveis, além de alguns possuírem periféricos para comunicação, conversão analógico/digital e etc. Tal componente pode ser utilizada para os mais diversos fins, entre eles estão a construção de dispositivos e a implementação de sistemas que podem interagir com seus arredores. Um exemplo da implementação desse componente é na plataforma Arduino.

Diferentemente das lâmpadas comuns utilizadas para iluminação de ambientes, as lâmpadas que utilizam luz UVC compreendem um amplo conjunto de luzes, sendo empregadas no meio da saúde para desinfecção e higienização de superfícies e ambientes, atuando no combate dentre outros microrganismos patogênicos, ao novo coronavírus. 

Entre as categorias de luz UV existentes, a UVC é a única capaz de inativar os vírus, bastando apenas alguns segundos de incidência utilizando dispositivos adequados para obter 99% de inativação sugerem alguns estudos.

COMPONENTES

São utilizados 4 sensores do tipo PIR no projeto, abrangendo uma angulação de 360° em seu entorno. Sua utilização é muito importante, pois complementa a segurança devido sua capacidade de captar a presença de animais e pessoas dentro de uma determinada área.

No projeto são utilizados dois atuadores sonoros do tipo BUZZER e servem como método de sinalização para os seus usuários caso o display não esteja em seu campo de visão, além também de sinalizar a inicialização e a conclusão da desinfecções.

A tela LCD é o ambiente onde usuário poderá interagir com o dispositivo, escolher as funções necessárias e estabelecer parâmetros de funcionamento.

FUNCIONAMENTO

Translate »