O artigo entitulado: “Implementação do monitoramento e segurança da rede de baixo custo em uma estação de rastreio de Satélites “,
de autoria de Carolyna Almeida e co-autoria do Prof. Moisés Souto (IFRN) e Manoel Carvalho (INPE), foi aceito para apresentação no ENCOM 2020.

A 10ª edição da Conferência Nacional em Comunicações, Redes e Segurança da Informação (ENCOM 2020), evento que tem o objetivo de contribuir com a disseminação e desenvolvimento da pesquisa científica nacional.

O artigo descreve os sistemas utilizados para o monitoramento e estabelecimento da política de segurança da rede de uma estação de rastreio de satélites. Os sistemas utilizados foram o Zabbix e o PfSense, ambos ​opensource implementados em hardwares preexistentes. A necessidade do monitoramento e segurança surgiu a partir da elicitação de requisitos funcionais da estação, como proteção dos dados, comunicação e componentes da rede. O monitoramento e a segurança tem seu foco principal nos subsistemas que compõem a estação responsável pelo rastreio, recepção de telemetria, envio de telecomandos e armazenamentos dos dados procedentes do satélite.

Parabenizamos os autores pela publicação no evento.

Pesquisadores do CCSL-IFRN em parceria com o INPE, publicam artigo na 10ª edição da Conferência Nacional em Comunicações, Redes e Segurança da Informação (ENCOM 2020)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Translate »