Na tarde da última segunda-feira (2), representantes do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) visitaram a Coordenação Espacial do Nordeste (Coene) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), em Natal. O encontro teve como objetivo discutir o fortalecimento da parceria entre as instituições, com destaque para projetos estratégicos como a Estação Multimissão de Natal (EMMN), a Constelação Espacial Educacional GOLDS e a Plataforma de Coleta de Dados Samanaú.PCD.

Participaram da visita o reitor do IFRN, professor José Arnóbio; a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Antônia Francimar; o assessor de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi), professor Moisés Souto; além de membros da Assessoria de Comunicação Social e Eventos (Asce). O grupo foi recebido pelo engenheiro Marcos Aurélio Ferreira dos Santos, coordenador da Coene/Inpe.

Durante a reunião, também estiveram presentes a professora Fátima Mattiello, coordenadora de Ensino, Pesquisa e Extensão do Inpe, e o engenheiro Manoel J. Mafra de Carvalho, responsável pela Constelação de Nanossatélites Ambientais (Conasat).

Um dos principais pontos abordados foi o avanço da Estação Multimissão de Natal (EMMN), projeto conjunto iniciado em 2018, quando o IFRN recebeu do INPE o Termo de Execução Descentralizada (TED). Desde então, foram desenvolvidos 14 softwares voltados à recepção de telemetria e envio de telecomandos para satélites, consolidando a EMMN como uma estrutura estratégica para o monitoramento e controle de missões espaciais.

Outro destaque da parceria é o projeto GOLDS (Global Opening Collecting Data System), uma constelação educacional de nanossatélites. Segundo Moisés Souto, o IFRN está em processo de aquisição do seu primeiro satélite da constelação GOLDS, que será operado a partir da EMMN e integrado às estações Samanaú.PCD, plataforma de coleta de dados meteorológicos e ambientais desenvolvida no âmbito da colaboração entre as instituições desde 2013.

“A ideia é consolidar essas iniciativas e ampliar as possibilidades de cooperação tecnológica entre o IFRN e o INPE, com foco na inovação, na formação acadêmica e na aplicação direta dessas tecnologias em benefício da sociedade”, afirmou Moisés Souto. O professor também ressaltou a importância da integração com o Sistema Integrado de Dados Ambientais (Sinda), e as possibilidades de capacitação dos servidores do IFRN em programas de pós-graduação oferecidos pelo INPE.

Ao final da visita, a comitiva conheceu as instalações da Estação Multimissão de Natal e alinhou os próximos passos da parceria. Uma nova reunião está agendada para quinta-feira, 5 de maio, na Reitoria do IFRN, com a presença do diretor do INPE, Clezio Marcos de Nardin, para apresentação das demandas em andamento e definição de futuras ações conjuntas.

IFRN e INPE avançam em parceria para desenvolvimento de tecnologias espaciais
Tags:         

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »