CONTROLE DE ACESSO FÍSICO ATRAVÉS DE DISPOSITIVOS IOT

O AccessControl.IoT tem por objetivo prover segurança através de um sistema de controle de acesso físico integrando o Quick Response Code e a leitura biométrica, no qual constitui uma opção de segurança significativa, pois essas duas tecnologias se predispõem de ferramentas e métodos seguros, podendo ser utilizados para realizar o controle de acesso físico e o monitoramento de locais específicos. Sendo assim, o projeto contém um modo de controle e de gerenciamento através da web, provendo a integração de diversos dispositivos e possibilitando também a utilização de API’s externas. Além disso, existe um aplicativo mobile que irá gerar um QR code único como uma das formas de autenticação.

Arquivos para download

CARACTERÍSTICAS

Baixo custo

App mobile

Amigável utilização

Autenticação em dois fatores

Integrável com diversas API’s

Gerência por plataforma web (API)

Utilização de internet das coisas (integração com diversos dispositivos)

APLICAÇÕES

SENSORES

Funcionalidade: o sensor emitirá uma onda sonora que, ao encontrar um obstáculo, rebaterá de volta em direção ao módulo. Durante o tempo de emissão e recebimento do sinal, o pino ECHO ficará em nível alto. Logo, o cálculo da distância pode ser feito de acordo com o tempo em que o pino ECHO permaneceu em nível alto após o pino Trigger ter sido colocado em nível alto.

– Alimentação: 5VDC
– Corrente de operação: 2mA
– Ângulo de efeito: 15°
– Alcance: 2cm ~ 4m
– Precisão: 3mm

Funcionalidade: O leitor biométrico é uma das mais poderosas ferramentas para evitar fraudes e para garantir a segurança, pois possibilita o acesso a equipamentos, sistemas e portas somente às pessoas cadastradas. Cada leitor de impressões digitais usa a corrente elétrica para criar uma imagem da sua impressão. Enquanto isso, o escaneamento usa esses dados para gerar uma imagem clara da individualidade do seu dedo

– Dimensões: 100mm x 65mm x 21mm
– Peso G.W: 26g
– Exclussão da bateria

ATUADORES

Funcionalidade: Trava elétrica para controle de acesso como abertura de portas, fechaduras etc. Esta trava elétrica funciona com tensão de 12V e tem consumo de corrente aproximado de 500mA.

– Tensão de operação: 12VDC
– Corrente de operação: 500mA

Funcionalidade: Motor para fazer a abertura e fechamento automático da porta. 

– Motor redutor:
– Ciclo/Hora: 20
– Peso do portão: até 300Kg
– Potência do motor: 1/4hp
– Velocidade: 17m/min
– Tempo de abertura: 10s (portão de 3 metros)
– Tensão: 127/220V
– Corrente: 3/1,5A
– Capacitor: 40/12 µF
– Força de arraste: 30 kgf

ESTRUTURA

1- Entrada

2- Meio

3- Saída

COMPONENTES

O sistema é formado por um aplicativo mobile que tem a função de gerar um código único que está diretamente ligado a plataforma web, na qual é feita a verificação e validação do código.

1º Etapa:

O usuário realiza a autenticação com a leitura do QR code, que será verificado na plataforma web.

2º Etapa (Opcional):

Se o QR code for aprovado, o usuário será encaminhado para a segunda fase de verificação, que é a leitura biométrica.

3º Etapa:

Assim, verificando se a digital está no banco de dados do sistema, se ela estiver, o acesso estará liberado pelo Arduino controlador e a porta será aberta automaticamente.

DIAGRAMA GERAL