Estação Multimissão de Natal (EMMN), vinculada à Coordenação Espacial do Nordeste (COENE) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), recebeu com entusiasmo a visita de representantes da Startical e da Indra, empresas líderes em inovação para o setor aeroespacial. O objetivo foi discutir a utilização da EMMN como estação de segmento solo para telemetria, telecomando e controle (TT&C) de satélites, em um projeto que promete revolucionar a comunicação no tráfego aéreo global.

A Startical, uma joint venture entre a ENAIRE (quarto maior provedor de serviços de navegação aérea da Europa) e a Indra (referência em gestão de tráfego aéreo), está desenvolvendo uma constelação de satélites para aprimorar a eficiência e a segurança na aviação. A tecnologia utilizará bandas de frequência aeronáuticas para garantir comunicação de voz e dados contínua entre pilotos e controladores de voo, via satélite e infraestrutura terrestre.

Durante a visita, os representantes Gabriel García, Miguel Muñoz e Antonio Piñero (da equipe espanhola) conheceram detalhes da EMMN, que poderá atuar como um dos enlaces de solo críticos para o sistema. A estação é parte estratégica da Rede de Rastreio e Controle de Satélites do INPE e do Centro Vocacional Tecnológico Espacial (CVT-Espacial).

“Estamos animados com as possibilidades que essa parceria traz para o futuro da aviação e do setor espacial”, destacaram os pesquisadores da COENE/INPE. A colaboração reforça o potencial do Brasil como hub tecnológico e abre caminho para avanços sustentáveis na gestão do tráfego aéreo global.

Startical e Indra visitam a EMMN para parceria em comunicação satelital aeronáutica
Tags:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Translate »