logo

O Centro de Competências em Software Livre, que se localiza no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Campus Caicó, ele objetiva aperfeiçoar e melhor direcionar o estudante dos cursos técnicos em informática aos perfis profissionais que o mercado espera, introduzindo o estudante desde cedo nas diversas áreas de atuação, tais como: administração de redes, engenharia de software, desenvolvimento de sistemas embarcados, ensino e pesquisa.

Diversas iniciativas foram e continuam sendo discutidas diariamente para trazer a realidade as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais seleto, para o ambiente acadêmico. Projetos de pesquisa, “incubadoras de projetos”, projetos de extensão entre outros.

Um desses Projetos de extensão é o Projeto Samanaú, que esta sendo desenvolvido dentro do CCSL-IFRN, ele é voltado para a área de meteorologia no qual com um conjunto de dispositivos microcontrolados (Arduino) e placa PandaBoard,  iram coletar dados meteorológicos que serão disponibilizados através de um site na internet. Tal inciativa visa prover informações coletadas em regiões diferentes de Caicó e servir como referência para eventuais estudos e projetos de pesquisa na cidade do campus.

tiki-download_file.php

A principal característica deste projeto é o baixo custo final, que permite sua utilização em larga escala para redes de coleta de dados de “malha fina“, ou seja com a possibilidade de adquirir dados em alta resolução. O Projeto Samanaú tem este nome por causa da região no qual está situado o IFRN – Campus Caicó, de mesmo nome.

printdosite

Com toda essa estrutura montada há uma facilidade para exibição dos dados em um ambiente WEB, estando disponível ao acesso a qualquer pessoa que queira fazer suas pesquisas.

 

 

 

O que é CCSL?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *