O Centro de Competência em Soluções Livres do IFRN (CCSL-IFRN) contribui com mais um avanço das soluções tecnológicas para cidades inteligentes por meio da publicação do artigo científico “Integrating AI-Enhanced Industrial IoT Ecosystems with FIWARE for Smart Cities: A Scalable Enterprise Solution”. O estudo foi publicado na plataforma ResearchGate e pode ser acessado neste link.
O artigo “Integrating AI-Enhanced Industrial IoT Ecosystems with FIWARE for Smart Cities: A Scalable Enterprise Solution” foi publicado nos anais do COURB, evento nacional, da área de computação urbana, destacando a atuação de pesquisadores do IFRN, incluindo Rodrigo S. Martins, Moisés C. B. Souto e Valério G. de Medeiros Jr., em parceria com o Instituto Metrópole Digital (IMD/UFRN) e o Grupo Interjato.
A pesquisa propõe uma arquitetura integrada entre a plataforma aberta FIWARE e o ecossistema SAMANAU, desenvolvido no IFRN, voltada à coleta e análise de dados ambientais em aplicações urbanas e industriais. O estudo evidencia como a interoperabilidade entre essas plataformas amplia a escalabilidade, reduz custos e simplifica a integração de sistemas IoT.
As principais contribuições do artigo:
O trabalho apresenta soluções inovadoras e práticas para cidades inteligentes e indústrias, com destaque para:
– Integração entre FIWARE e a plataforma SAMANAU, com foco em sustentabilidade e baixo custo;
– Uso de padrões abertos como o NGSI;
– Aplicações como Smart City Dashboard e Rede de Sensores Ambientais;
– Vantagens da abordagem open source frente a soluções proprietárias;
Disponibilidade
Mais informações sobre a plataforma SAMANAU estão disponíveis em: Samanu